Torta de Noz Pecã (Pecan Pie)

Ingredientes:
Massa:

150 grs de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
50 grs de açúcar refinado
1 gema
100 grs de manteiga (gelada e picada)
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha

Recheio:
150 grs de mel ou glucose de milho ou maple syrup
60 grs de manteiga derretida
75 grs açúcar mascavo
100 grs de açúcar refinado
baunilha a gosto
1 pitada de sal
4 ovos inteiros
200 grs de nozes-pecãs ou castanha de sua preferência (pode ser noz tradicional, amêndoas, castanha do Brasil ou um mix de várias)

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes secos, adicione a manteiga e, com a ponta dos dedos, vá misturando e apertando até ficar uma farofa. Adicione a gema, a essência e trabalhe a massa até ficar homogênea. Esse processo pode ser simplificado, colocando todos os ingredientes no processador e bater até formar um bolo de massa. Caso precise, adicione água gelada em colheradas para facilitar o ponto.
Modele a massa no formato de um disco, cubra com papel filme e leve à geladeira por uns 20 minutos.
Abra a massa com um rolo de macarrão até ter mais ou menos 0,5cm de espessura. Cubra o fundo e lados de uma forma de torta. Corte o excesso de massa da forma.
Fure com um garfo e asse em forno médio por 15 minutos, só para pré-assar. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em um bowl misture todos os ingredientes do recheio, menos as nozes. Vai ficar um creme viscoso. Disponha as nozes pecã picadas dentro da massa (crua). Com cuidado, derrame todo o creme sobre as nozes pecãs.
Cubra a torta com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe assando por mais 20 minutos. A torta está pronta quando o meio dela não balança demais.
Deixe a torta esfriar completamente antes de servir. A torta deve ser servida em temperatura ambiente, pois ela é naturalmente cremosa. E fica ainda melhor se você quiser acompanhar com um sorvete de creme ou um chantilly batido na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *