Pandoro de Verona

Ingredientes – Etapa 1:
40g de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
10g de açúcar refinado
1 gema
120ml de água morna

Ingredientes – Etapa 2:
80g de farinha de trigo
50g de açúcar refinado
2 gemas
20g de manteiga amolecida

Ingredientes – Etapa 3:
30g de açúcar refinado
2 gemas
50g de creme de leite
1 colher (café) de mel
1 colher (chá) de essência de baunilha
Casca ralada de um limão ou uma laranja
180g de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal amolecida

Decoração:
Chantilly batido
Chocolate derretido
Cerejas
Açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo – Etapa 1:
Numa tigela coloque o fermento e adicione-o a 40g de farinha e 10g de açúcar, uma gema e a água morna. Misturar bem e colocar a mistura num recipiente coberto por um filme plástico. Deixe descansar durante cerca de 1 hora.

Modo de Preparo – Etapa 2:
Numa tigela, coloque a mistura da etapa 1 e adicione 80g de farinha, 50g de açúcar, 2 gemas e 20g de manteiga amolecida à temperatura ambiente. Continuar a misturar bem para a massa, em seguida, deixá-lo em um recipiente coberto por mais 1 hora e meia, crescerá bastante, utilize uma tigela grande para não transbordar.

Modo de Preparo – – Etapa 3:
Passadas uma hora e meia , coloque a mistura anterior numa batedeira com batedor gancho e acrescente a farinha, o açúcar , as outras duas gemas, a manteiga e sove-a por uns 10 minutos . Neste ponto, adicione a massa do creme de leite fresco, casca de limão/laranja ralada, baunilha e continuar a amassar até que a massa fique macia e elástica.
Enfarinhe a bancada, polvilhe farinha e sove rapidamente até incorporar os ingredientes por completo. A massa fica mole, mas não gruda nas mãos.
Colocar na forma apropriada, untada com manteiga e enfarinhada, deixar subir até que a massa chegar a borda do molde e, em seguida, cozer no forno pré-aquecido a 170°C durante cerca de 20 minutos, após esse tempo, coloque papel alumínio na superfície da forma, diminua a temperatura para 150°C e asse por mais 20 minutos. Depois desse tempo, verifique se está bem assado espetando garfo ou espeto. Deve sair limpo.
Retire do forno, espere amornar, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *